Desde 2000 no mercado atendendo a demanda de Terminais e Operadores Portuários em perícias e vistorias, temos atuado na quantificação de carga a bordo para exportadores em Santos/SP, São Francisco do Sul/SC e Paranaguá/PR. Somos registrados no CREA-SP e temos em nossos quadros, profissionais titulares no IBAPE-SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo.

Importantes terminais portuários no Brasil, são nossos contratantes. Executamos vistorias para NR-29, vistoriando Shiploaders e Equipamentos de Terra, bem como executando todo tipo de vistorias como 'Cargo Gear Survey', para certificar aos exportadores contratantes que os recursos de bordo a serem utilizados na operação de carregamento, estão em perfeitas condições de uso, bem definindo custos e responsabilidades por inoperabilidades.

Serviços
 
 

Draft Survey

O DRAFT SURVEY é um método internacionalmente reconhecido para quantificação do peso de uma carga movimentada - embarque ou descarga - em um navio. É a aplicação de conceitos da física, traduzidos em expressões matemáticas, acompanhado de verificações através de vistorias na embarcação, onde se obtém dados fundamentais aos cálculos. O conceito se baseia na Lei ou Princípio de Arquimedes. Desse princípio se constata que “um corpo imerso em um líquido estável, desloca um volume de líquido idêntico ao volume do corpo imerso nesse líquido”. Os surveyors investigam as marcas de calados existentes no navio, que indicam seu deslocamento. Apura-se toda carga ‘não comercial’, como óleo lubrificante, óleo diesel, óleo combustível e água para consumo de bordo, dentro de procedimentos técnicos normatizados utilizando-se tabelas hidrostáticas de bordo, certificadas por sociedades classificadoras internacionais; e apura-se o lastro, responsável pela estabilidade da embarcação. Efetua-se correções para o “trim” do navio (inclinações de vante e ré) e para 0 “list” (inclinações de bombordo e boreste – laterais). Corrige-se também para a densidade da água em que o navio está imerso. Desconta-se ainda, outros fatores como o peso próprio do navio e seu peso constante, composto de máquinas, tripulação, víveres, salvatagem, etc. Após esses cálculos apura-se o deslocamento final do navio, antes do início da operação da carga comercial (embarque ou descarga). Ao final da operação, os peritos retornam ao navio e refazem, junto com o comando do navio, e demais partes interessadas, todas a verificações já efetuadas na vistoria inicial já descritas. A diferença entre o deslocamento final antes da operação e o deslocamento final depois de concluída a operação será a quantidade em peso movimentado na operação de carregamento ou de descarregamento. Preparamos um relatório denominado Draft Survey Certificate, que é o certificado de conclusão do resultado apurado, assinado minimamente pelo nosso surveyor e pelo comando do navio. O Draft Survey é considerado internacionalmente, o método de quantificação de carga a bordo, mais preciso e confiável, além de ser um método onde não se privilegia uma única parte, pois todas os players interessados na operação, podem e devem estar representadas no atos das inspeções, vistorias e cálculos.

Bunkers Survey

Verificação da quantidade existente de bunkers (óleo combustível, óleo diesel, óleo lubrificante) num navio. Esse teste é feito para aferição e controle das quantidades e certificação.

Hose Test

As tampas de porões, escotilhas e outras aberturas do casco e do convés de uma embarcação devem estar estanques a fim de evitar ingresso de água durante uma viagem marítima. A entrada indesejável de água do mar pode pôr em risco a vida de tripulantes e passageiros, a integridade da embarcação e o aproveitamento econômico da carga que ela transporta. Um possível ingresso de água do mar durante mau tempo, que venha a alagar um dos porões do navio, além de danificar a carga, pode criar, pelo efeito da superfície livre, uma situação crítica que pode até levar ao naufrágio. Os Clubes de P&I (grupos de seguros mútuos de armadores e afretadores de embarcações) e Seguradores de Cargas têm ao longo dos anos acumulado enormes prejuízos por danos às cargas transportadas por navios. Segundo estatísticas publicadas pelo The London P&I, os danos à carga causados por vazamento das tampas de escotilha correspondem a 33% de todos os danos registrados nos navios de seus Membros nos anos 2000, representando milhões de dólares em indenizações. Sendo assim, os Clubes de P&I têm envidado esforços em ações de prevenção de danos e inspeções periódicas nos navios de seus Membros com o objetivo principal de reduzir sua exposição a esse tipo de danos e às pesadas indenizações.

On-hire / Off-hire

Vistoria para afretamento de navio. O serviço depende da solicitação do cliente pois muitas vezes é solicitado apenas o Bunkers Survey, com emissão do certificado de entrega ou, como em outras vezes, o cliente pode solicitar a vistoria quase completa do navio. No serviço pode estar incluído:

• Bunkers Survey com emissão de certificado;
• Checagem de documentos;
• Vistoria visual do casco, convés, guindastes, porões;
• Teste de estanqueidade (Hose Test);
• Vistoria de câmaras frigoríficas (navios tipo: reefer);
• Contagem de material de peação (navios tipo: container, carga geral, ro-ro).

Holds Inspection

Após a liberação do navio pelas autoridades, as vistorias dos porões podem ser iniciadas a partir da abertura dos hatch covers (tampa dos porões). A finalidade dessa vistoria é checar se os porões estão limpos e aptos para receber a carga bem como eventualmente pode-se solicitar o Teste de Impermeabilidade (Hose Test) da tampa dos Porões.

A vistoria dos porões pode variar de acordo com a solicitação do cliente.
Pode estar incluído:

• Vistoria visual de limpeza;
• Vistoria visual de avarias e limpeza;
• Teste de pocetos;
• Hose test.

Uma vez inspecionados os porões, é emitido certificado atestando que, pelo estado em que se encontram os porões de carga, o navio está pronto para iniciar o carregamento.

Full Condition Survey

Vistoria efetuada usualmente quando o navio está sendo vendido ou sendo renovado em novo P&I. O serviço inclui uma vistoria completa do navio:

• Conveses;
• Porões;
• Casco;
• Hose test;
• Tanques;
• Equipamentos:
o de amarração;
o de rádio;
o de salvatagem:
- sinalizadores de emergência;
- botes salva-vidas.
o de navegação;
o de combate à incêndio;
o âncoras;
o médico.
• Vistoria interna de limpeza dos compartimentos;
• Praça de máquinas;
• Documentos;
• Publicações;
• Teste de guindastes;
• Geradores; entre outros....

Tanks’ Soudings

Sondagem de tanques em navios e/ou terminais de granéis líquidos para determinação de estoques, embarques e/ou descargas.

Containers Survey

Vistorias de container do tipo on-hire, off-hire e in-service, aprovação de reparos, inspeção prévia para estufagem.

Damage Survey

• Vessel & Equipaments
• Cargo

Vistoria de avarias. Principal conceito: determinação quanto à natureza, causa e extensão dos danos. Indicar reparos e estimar custos.

Sampling

Amostragem de cargas de qualquer espécie, com possibilidade de análises.

Pre-Loading Survey

Acompanhamento de embarque de mercadorias limitada a entrega no costado do navio.

Loading Survey

Acompanhamento de embarque de mercadorias desde o recebimento no costado até a estivagem da carga.

Full Loading Survey

Acompanhamento de embarque de mercadorias desde o recebimento no costado até a estivagem e peação da carga.

Discharge Survey

Acompanhamento de descarga da mercadorias.

Full Discharge Survey

Acompanhamento da descarga de mercadorias analisando desde a amarração da carga até a entrega no armazém ou transporte.

Containers Stuffing

Acompanhamento de estufagem de containers.

Vistorias Prévias

Expurgos, medições volumétricas de carga, vistoria prévia de containers.

Seguradoras

Avaliações e sinistros para seguradoras locais em carros, lanchas, transporte, incêndio, carga, etc.

Inspeção de Armazém

Limpeza e segurança.

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